Como Calcular Perímetro Facilmente

É muito comum escutarmos nos telejornais locais ou em qualquer outro tipo de mídia informações sobre o perímetro urbano de uma determinada cidade.

Contudo, muitas vezes ficamos perdidos sem entender o que de fato significa a informação que estão querendo nos passar. O que vem a ser perímetro? O que é perímetro urbano? Como calcular perímetro?

Para essas e outras respostas é muito interessante que continue lendo o presente artigo.

Devido a sua relevância, não só para os cálculos matemáticos em si, mas também para melhorar o nosso cotidiano é que hoje vamos falar sobre como calcular perímetro. De maneira prática, rápida, didática e, principalmente, muito fácil. Vamos à obra?

Como Calcular Perímetro

O Que é Perímetro

Para respondermos essa pergunta vamos ao mesmo tempo responder outra. Além de perguntarmos somente o que é o perímetro, vamos fazer outra pergunta: qual a diferença entre perímetro e área?

Fique tranquilo, relaxe, pois esses conceitos serão bem de fácil entendimento!

A área, como a maioria de nós já sabe, é simplesmente a medida de uma determinada superfície, enquanto que o perímetro, bem diferente, é o tamanho de um contorno.

Essa diferenciação é importante porque muitas vezes pedem para que calculemos o perímetro e acabamos dando a resposta como área e não é assim.

Lembre-se bem do que difere perímetro e área para nunca ter problemas com relação a confusões, enunciados que enganam, etc.

Sendo assim, quando falamos em perímetro urbano, como falamos na introdução do presente artigo, apenas estamos nos referindo ao tamanho total do contorno (fronteiras) de uma determinada cidade.

Calculo Perímetro

O cálculo do perímetro é bem fácil de ser feito, não tem mistério algum desde que tenha bastante atenção!

Para facilitar o nosso entendimento de como calcular perímetro, vamos pegar o exemplo de uma pequena propriedade rural.

Se olharmos a documentação dessa propriedade rural, vamos poder ver a planta do referido imóvel e lá certamente irá constar o desenho da propriedade.

Para facilitar o cálculo, vamos imaginar que seu formato visto de cima (o desenho de uma planta de imóvel) lembre a figura de um retângulo, dessa forma, vamos imaginar da seguinte forma:

A fachada da propriedade tem 80 metros, enquanto que a profundidade 100 metros.

Como sabemos que um retângulo sempre possui dois lados iguais, então sabemos que: se sua fachada mede 80 metros, logo os fundos do terreno também medem oitenta metros. E, se uma lateral mede cem metros, a outra também possuirá a mesma medida.

Agora notem a diferença:

Para o cálculo do perímetro temos que somar o tamanho de todo o contorno, no caso do nosso terreno, temos:

FACHADA + FUNDOS + LADO DIREITO + LADO ESQUERDO = PERÍMETRO
80 + 80 + 100 + 100 = 360 metros

No entanto, se estivéssemos a calcular sua área, teríamos que fazer da seguinte forma:

ÁREA = BASE X ALTURA
ÁREA = 100 X 80 = 8000 metros quadrados

Ou seja, resultados absolutamente diferentes!

Dicas importantes

Uma dica muito bacana para nunca confundirmos perímetro com área é lembrar do mapa do Brasil. Pense na área como sendo o próprio território, seus Estados e tudo o que tem dentro dele. Enquanto que o perímetro é o tamanho de todas as fronteiras do país.

Além disso, vale lembrar ainda que nunca devemos deixar de ter atenção para as grandezas apresentadas, ou seja, no caso em estudo do perímetro, devemos verificar se todas as informações estão em metros (m), para que o resultado final seja absolutamente compatível com a grandeza m.

Se um determinado trecho do segmento estiver representado por outra grandeza, tal como quilômetro ou centímetro, então será necessário converter a informação dada para metros e ai sim efetuar todo o cálculo necessário.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular perímetro facilmente e sem qualquer problema?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *