Como Calcular Imposto de Renda Facilmente em Minutos

Antigamente ao fazermos o imposto de renda era necessário uma série de papeis, tabelas e outros adereços burocráticos, mas hoje a situação mudou e aprender como calcular imposto de renda facilmente em minutos é o tema desse artigo.

Saber como fazer o seu calculo é fundamental, pois:

  • Não perdemos tempo inutilmente com algo relativamente chato, porém necessário.
  • Ganhamos mais tempo com a família ao invés de estarmos rodeados entre contas e papeis.
  • Evitamos cometer erros clássicos na hora do cálculo imposto de renda.

Por sorte hoje esta tudo bem mais fácil como vamos poder acompanhar com a leitura do presente artigo, e assim tudo pode ser feito rapidamente e sem grandes complicações.

Fique atento as mudanças

Todo ano a Receita Federal do Brasil publica em seu site oficial as alterações e ajustes que devem ser seguidos pelos contribuintes para aquele ano-calendário.

Por isso, é muito importante ficarmos atentos a tais alterações antes de saber como calcular imposto de renda, para evitar possíveis erros.

Quem é Obrigado a Pagar Imposto de Renda?

  • Quem recebeu no ano base proventos tributáveis acima de R$ 28.559,00.
  • Quem recebeu outros tipos de rendimentos acima de quarenta mil reais.
  • Quem obteve ganho na venda de bens e direitos, quem vendeu ações na bolsa de valores, quem tiver posses acima de trezentos mil reais, etc.
  • Quem vendeu imóveis e não aplicou na compra de outro imóvel (ver valores no site da receita federal)
  • Etc.

E existem muitas outras situações em que a pessoa é obrigada a declarar imposto de renda, mas se fosse citar todas as condições o presente artigo ficaria enorme, fugindo do tema principal a ser abordado.

Como Calcular Imposto de Renda

1ª parte

Para começar a saber como calcular imposto de renda caso você esteja numa das situações em que é obrigado a declarar, você terá que acessar o site da receita federal e baixar o programa IR 2017, também disponível para aparelhos móveis.

A grande novidade esse ano é que não é necessário mais baixar dois programas para o envio da declaração, o IR 2017 faz tudo sozinho, ou seja, recebe os dados para a declaração e os envia para a receita federal.

Em seguida fique atento ao prazo de entrega, pois após esse período o contribuinte terá de pagar multa!

Após, reúna todas as documentações possíveis a título de renda e compra: recibos, notas fiscais, dados de sua conta corrente, cartão de crédito, etc.

2ª parte

Quando o seu computador estiver com o IR 2017 e você tiver reunido toda a documentação da sua vida financeira, chegou a hora de preencher a ficha dentro do programa.

Preencha então tudo o que se pede (lembrando que alguns espaços ficarão em branco se não tiver aplicabilidade para você).

Comece sempre pelo primeiro item que são os dados pessoais e lembre-se de ter em mãos o número do recibo da declaração anterior, pois será solicitado.

Depois preencha os valores que recebeu de remuneração, prestando muita atenção para os dados das fontes pagadoras, em especial o CNPJ delas.

Em geral, quando estamos nos aproximando do período de entrega do imposto de renda, as empresas mandam demonstrativos com toda a sua movimentação detalhada, facilitando e muito o trabalho.

Verifique se outras operações que realizou no ano anterior podem ser classificados como ?tributáveis?, ?isentos? e muitos outros e preencha com cuidado.

Lembre-se que se optar pela declaração completa você terá de informar todos os recibos que recebeu e poderá fazer deduções, como àquelas ligadas aos dependentes, doentes, etc. Se optar pela declaração simples, você não precisará informar tantos detalhes, contudo não terá direito a deduções.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como calcular Imposto de Renda facilmente, quando o deve fazer, o que declarar, etc…?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *