Como Calcular Dias Trabalhados Facilmente

A rotina pesada do ofício de todos os dias faz com que percamos muitas vezes o controle sobre o que nos é devido em termos salariais! Certamente o controle sobre essas movimentações é muito importante!

Portanto, como calcular dias trabalhados é o tema do presente artigo.

Tal controle é muito fundamental para que possamos fiscalizar se estamos recebendo aquilo que é de direito até mesmo para que os descontos oficiais sejam realizados de forma correta e transparente.

Continue lendo o artigo e saiba como calcular dias trabalhados. Para isso você deverá levar em consideração:

  • Compreender como funciona a composição do seu salário.
  • Compreender os mecanismos que regem o cálculo dos dias trabalhados.
  • Dúvidas frequentes.

Ou seja, de forma rápida e prática você mesmo será capaz de fazer as contas necessárias e exercer seu direito de fiscalizar junto ao empregador!

Como Calcular Dias Trabalhados

Composição do seu salário

A primeira coisa que devemos entender para calcularmos corretamente os dias trabalhados e compreender a composição do próprio salário.

Primeiramente vale lembrar que o salário bruto é o valor integral dos seus proventos, na prática é a multiplicação nua e crua do valor da sua hora de trabalho pelas horas efetivamente trabalhadas dentro de um mês, acrescido de possíveis adicionais, tais como o salário família por exemplo.

Já o salário líquido é o valor do salário bruto já com os devidos descontos, tais como FGTS, INSS, possíveis faltas ao trabalho, etc.

Sendo assim, agora podemos chegar no conceito base do cálculo dos dias trabalhados, pois ele não é feito a partir do salário líquido, aquele que efetivamente o trabalhador irá receber, mas sim com o salário bruto, sem os devidos descontos.

Mecanismos do cálculo dos dias trabalhados

Esse cálculo varia de mês para mês, evidentemente, pois existem meses de trinta dias e outros com trinta e um dias, além de Fevereiro que possui apenas vinte e oito dias.

Portanto, para calcular os dias trabalhados, pegue o valor total do seu salário, ou seja, o salário bruto e divida pela quantidade de dias do mês em que deseja realizar o cálculo.

Com o resultado em mãos basta multiplicar esse valor pelos dias efetivamente trabalhados.

O resultado obtido a partir dessa operação matemática é o valor dos dias trabalhados de direito.

Vejamos um exemplo prático:

João trabalhou no mês de Julho e faz jus a um salário de mil reais descrito no contrato de trabalho. Como calcular seus dias de trabalho?

É muito simples: pegamos o valor de mil reais (seu salário bruto) e dividimos pela quantidade de dias do mês de Julho, ou seja, trinta e um. Dessa forma obtemos o resultado de trinta e dois reais e vinte e cinco centavos.

De acordo com seu ponto, verificamos que João trabalhou efetivamente dezoito dias nesse mês de Julho, portanto precisamos ainda pegar o valor encontrado acima e multiplicar por dezoito.

Chegamos então ao valor exato de quinhentos e oitenta reais e cinquenta centavos, ou seja, o valor dos dias trabalhados por João naquele mês.

Dúvidas frequentes

Qual a diferença entre salário bruto e salário integral?

O salário bruto é aquele que expressa o valor do salário sem os descontos dentro de um determinado mês. Já o salário integral é aquele em que efetivamente o trabalhador tem seu contrato e vinculação, a este são inclusos dias não trabalhados como sábados e domingos.

A quem mais interessa saber esse tipo de cálculo?

Esse cálculo é muito útil principalmente para os trabalhadores recém contratados ou para aqueles que acabaram de ser demitidos, e a partir desse cálculo conseguem saber, de forma proporcional, o quanto lhes é devido pelo empregador.

Mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber mais sobre como calcular dias trabalhados facilmente e todo o processo que é utilizado?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
2 comments Add yours
  1. Trabalho 30 dias tirando o sábado eo domingo peguei férias dia 23 retorno 23 meu salário é 1.054 quanto eu tenho que pegar de fias trabalhando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *